Com os juros altos e o cenário econômico incerto no Brasil em 2025, muitos consumidores se perguntam: qual a melhor forma de adquirir um bem de alto valor — consórcio ou financiamento? Embora o financiamento ofereça a posse imediata, ele se torna menos atrativo com os juros altos. Mas será o consórcio, uma alternativaideal para tempos em que o crédito está mais caro? Neste artigo, você vai entender as principais diferenças entre essas modalidades e qual pode ser a melhor escolha para este ano.

Como funciona o consórcio?

O consórcio é uma forma de compra planejada, em que um grupo de pessoas contribui mensalmente com um valor fixo para formar uma espécie de poupança coletiva. A cada mês, um ou mais participantes são contemplados com uma carta de crédito, que pode ser usada para adquirir imóveis, veículos, serviços e muito mais. A contemplação pode acontecer por sorteio ou lance — e a grande vantagem é que não há cobrança de juros. Em vez disso, o participante paga uma taxa de administração diluída ao longo do tempo, além de encargos como fundo de reserva ou seguros, dependendo do plano.
Segundo a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), o setor movimentou R$ 255 bilhões em créditos comercializados e registrou mais de 3,6 milhões de contemplações só em 2023.

Como funciona o financiamento?

O financiamento é uma modalidade de crédito tradicional, onde o banco ou instituição financeira empresta o valor necessário para a compra de um bem — que o comprador já sai usando. Em troca, assume o pagamento de parcelas mensais com juros, tarifas e seguros obrigatórios.
A vantagem do financiamento é clara: acesso imediato ao bem. Em tempos de juros altos, como agora em 2025, com a Selic a 10,50% ao ano, os juros de financiamentos de imóveis e veículos estão entre os mais altos dos últimos anos, fazendo com que o custo total pode ser bem mais alto do que o valor original do bem. (Fonte: Banco Central)

Diferenças entre consórcio e financiamento

A diferença entre as duas modalidades está principalmente nos juros e no acesso ao bem:

  • Juros: o consórcio não tem juros, apenas taxa de administração. Já o financiamento inclui juros que variam conforme a Selic.
  • Posse: no consórcio, você só recebe o bem após ser contemplado. No financiamento, a posse é imediata.
  • Perfil de consumo: o consórcio exige planejamento e paciência. O financiamento atende quem tem a necessidade de adquirir o bem imediatamente
  • Uso do valor: a carta de crédito do consórcio oferece mais flexibilidade pois você pode adquirir diferentes bens, já no financiamento, o dinheiro vai direto para o vendedor.

Quando escolher consórcio ou financiamento?

O financiamento pode ser a melhor escolha para quem precisa do bem com urgência, como em mudanças de cidade ou o imóvel dos sonhos a venda. No entanto, é preciso avaliar o custo total da dívida. Já o consórcio funciona melhor para quem pode esperar e prefere planejar a compra, evitando os altos juros. É ideal para quem deseja trocar de carro, comprar um imóvel ou investir no médio prazo, mantendo o controle financeiro.

Por que o consórcio é mais vantajoso em 2025?

Em períodos de juros altos, como agora, o valor final pago em um financiamento pode dobrar ou até triplicar o preço do bem. No consórcio, sem juros, a economia é significativa. É possível, inclusive, dar lances com parte da carta de crédito para tentar antecipar a contemplação. Simulações feitas por especialistas mostram que a economia em relação ao financiamento pode ultrapassar 30%. (Fonte: Valor Investe)

Como escolher o melhor consórcio?

Se você procura adquirir um bem e optar pelas vantagens do consórcio, avalie os seguintes pontos antes de contratá-lo:

  • Autorização do Banco Central: confira se a administradora é regulamentada.
  • Transparência de taxas: entenda o que será cobrado (administração, fundo de reserva, seguros).
  • Flexibilidade do uso: veja se é possível usar para reformas, comprar usados, construção etc.
  • Tamanho do grupo: quanto menor o grupo, maiores as chances de ser contemplado mais cedo.
  • Tecnologia e praticidade: opte por consórcios com apps ou plataformas para facilitar o processo.

Você pode saber tudo sobre consórcio no nosso artigo: Consórcio: como funciona e quais as vantagens em 2025.

Consórcio Porto Bank: a melhor escolha em 2025?

Se você busca uma forma econômica, segura e planejada de conquistar um bem ou serviço de alto valor — como imóveis, veículos ou reformas — o Consórcio Porto Bank, da Porto Seguro, é uma das opções mais confiáveis e vantajosas do mercado. Com mais de 20 anos de experiência, a Porto é referência em solidez e inovação no setor financeiro, oferecendo soluções inteligentes para quem deseja fugir dos juros altos dos financiamentos tradicionais. Com planos flexíveis, uso facilitado do FGTS e um dos melhores aplicativos do segmento, o Consórcio Porto Bank combina tecnologia, confiança e praticidade, permitindo que você invista no que realmente importa: seus sonhos. Algumas das principais vantagens são:

Flexibilidade na Utilização da Carta de Crédito

É possível utilizar a carta para aquisição de imóveis residenciais, comerciais ou rurais, compra de terrenos, construção em terreno próprio, reforma de imóveis e até quitação de financiamentos imobiliários existentes. Também é permitido usar até 10% do valor da carta para despesas com documentação.

Ausência de Juros

Diferentemente dos financiamentos tradicionais, o consórcio não possui cobrança de juros, apenas uma taxa de administração, tornando-o uma alternativa mais econômica.

Utilização do FGTS

No consórcio de imóveis, o saldo do FGTS pode ser utilizado para ofertar lances ou complementar o valor do bem, facilitando a contemplação antecipada.

Planos com Prazos Estendidos

A Porto Seguro oferece planos com até 200 meses de duração, com parcelas que se ajustam ao orçamento do consorciado.

Grupos com Número Reduzido de Participantes

Com no máximo 600 participantes por grupo, as chances de contemplação são maiores em relação a administradoras que operam com grupos mais numerosos.

Ferramentas Digitais para Acompanhamento

O app Porto Seguro Consórcio permite emitir segunda via de boletos, oferecer lances, consultar resultados de assembleias, autorizar subsídio automático e acompanhar todo o processo após a contemplação, com comodidade e transparência. A administração é feita com toda a segurança de uma instituição sólida e regulada pelo Banco Central. O Consórcio Porto Bank é ideal para quem deseja conquistar um bem de forma planejada e segura.

Contrate o Consórcio Porto Bank com a JCL

Se você deseja saber mais detalhes e aderir ao Consórcio Porto Bank de forma prática e com orientação especializada, a JCL é a escolha certa. Com atendimento personalizado e experiência no mercado, a JCL Seguros te ajuda a planejar, simular valores e dar todos os passos com transparência e segurança.

Garanta sua carta de crédito com quem entende do assunto. Fale com a JCL Seguros e conquiste seus objetivos com o Consórcio Porto Bank.

Categorias relacionadas