
À medida que as empresas se reinventam, tornou-se urgente cuidar de quem faz a operação acontecer: os colaboradores. Nesse sentido, a telemedicina se destaca ao oferecer consultas online, monitoramento e prevenção diretamente pelo plano de saúde corporativo. Por isso, empresas que ainda não integraram essa solução ao seu pacote médico estão perdendo uma chance real de melhorar a saúde do time e distinguir-se no mercado.
O atendimento em telemedicina é uma modalidade de consulta médica realizada à distância, por meio de videochamadas, aplicativos ou plataformas digitais. Nesse formato, pacientes conseguem se conectar com profissionais da saúde em tempo real, sem precisar sair de casa ou do trabalho — o que torna o processo muito mais acessível, prático e rápido.
Nesse cenário, a consulta pode ser feita para situações de baixa complexidade, como avaliação de sintomas leves, dúvidas sobre exames, acompanhamento de tratamentos e até emissão de receitas e atestados. Por isso, em muitos casos, é possível marcar e ser atendido no mesmo dia, o que reduz filas e melhora o acesso à saúde.
Por exemplo, o plano de saúde da Porto Seguro oferece o serviço de Telemedicina 24h através do app Porto Saúde. Com isso, os beneficiários têm acesso a clínicos gerais e especialistas de forma ilimitada, com tempo médio de espera inferior a 15 minutos. Além disso, os dados da consulta ficam registrados de forma segura, garantindo continuidade no atendimento e integração com médicos presenciais quando necessário.
Esse tipo de serviço é especialmente vantajoso para empresas. Afinal, ele reduz as faltas no trabalho, oferece agilidade nos cuidados com a saúde dos colaboradores e melhora a produtividade sem comprometer o orçamento.
Segundo estimativas da Grand View Research, o mercado de telehealth no Brasil atingiu US$ 1,878 milhões em 2024, com projeção de crescimento de 23,8 % ao ano até 2030. Além disso, a Frost & Sullivan projeta aumento global de 38,2 % ao ano para telemedicina até 2025 — ou seja, o setor está em franco crescimento, impulsionado pela necessidade de acesso prático e imediato à saúde.
Nesse cenário, contratar um plano de saúde com telemedicina faz todo sentido: empresas que adotam essa tecnologia não apenas melhoram indicadores de saúde, como também reduzem custos com atendimentos presenciais e diminuem o absenteísmo.
Essenciais sobretudo para colaboradores com jornadas flexíveis ou que atuam em home office. Por exemplo, um entregador pode consultar um clínico geral depois de um episódio leve de tontura, sem se ausentar do trabalho por dias. Isso reduz faltas — e, ao mesmo tempo, demonstra cuidado por parte da empresa.
Quando o colaborador registra sintomas por meio de app, é feita uma triagem digital que, então, direciona à consulta online, teste presencial ou atendimento emergencial. Dessa forma, evita-se sobrecarga de clínicas e garante que o colaborador receba orientação adequada rapidamente.
Com um plano de saúde com telemedicina, empresas podem acessar dados de colaboradores com diabetes, hipertensão ou outras condições crônicas. Isso permite intervir precocemente, o que reduz faltas e impede que casos evoluam para urgências, evitando danos maiores à saúde e custos elevados.
Após consulta remota, é possível emitir receita eletrônica vinculada ao plano e solicitar entrega de medicação diretamente ao colaborador. Com isso, evita-se atrasos e promove-se maior adesão ao tratamento — além de economizar e garantir que o plano seja usado de maneira assertiva.
Por fim, os dados gerados pelas consultas remotas e triagens são compilados em relatórios. Isso permite ao RH e diretores entender padrões — como picos de absenteísmo por gripe ou outras condições — e planejar campanhas internas ou ações específicas diretamente integradas ao plano de saúde com telemedicina empresarial.
Estudos apontam que a integração de teleconsultas reduz faltas em até 20 %. Por exemplo, ao permitir atendimento rápido a partir de app, evita-se que colaboradores fiquem dias sem retorno ao trabalho por sintomas leves.
Em média, uma consulta remota é 30 % mais barata que uma presencial — e considerando a escala de empresas com 200 ou 500 funcionários, a economia financeira pode chegar a R$ 100 mil/ano.
Cada vez mais, planos de saúde com telemedicina são vistos como benefício essencial para profissionais que valorizam cuidado, qualidade de vida e disponibilidade de atendimento. Isso fortalece a marca empregadora.
Com dados e monitoramento constante, empresas promovem saúde contínua, evitando episódios graves que levam a afastamentos prolongados.
Contar com a JCL Seguros significa ter mais que um plano de saúde: é obter consultoria personalizada para integrar a telemedicina no plano de saúde de forma estratégica. Assim, o trabalho inclui:
Isso garante que o plano não seja apenas um benefício, mas sim uma ferramenta de gestão de pessoas.
Para 2025, reter talentos e oferecer benefícios diferenciados não é opção — é necessidade. O plano de saúde com telemedicina se tornou uma solução essencial, pois une combate ao absenteísmo, redução de custos e atração de talentos em um pacote eficaz. Além disso, transmite uma mensagem clara de cuidado, inovação e responsabilidade por parte da empresa.
Entre em contato com um consultor da JCL Seguros para implementar telemedicina empresarial no seu plano de saúde corporativo. Sua empresa merece estar à frente!