
Quando o assunto é proteger o carro, muitos motoristas ainda ficam em dúvida entre contratar um seguro auto tradicional ou aderir a uma proteção veicular. Embora os dois ofereçam cobertura em casos de acidentes, roubos e danos, existem diferenças importantes que impactam diretamente a segurança financeira do contratante.
Nos últimos anos, as chamadas “associações de proteção veicular” cresceram bastante no Brasil, oferecendo alternativas aparentemente mais baratas ao seguro. No entanto, a falta de regulamentação sempre foi um ponto de atenção — algo que começou a mudar com a aprovação recente de uma lei que permite que essas entidades se registrem junto à Susep (Superintendência de Seguros Privados).
Antes de falar sobre os riscos e cuidados, vale entender melhor como cada modalidade funciona.
Já é de conhecimento geral que o seguro auto é a forma mais consolidada de proteção para veículos. Regulamentado e fiscalizado pela Susep, ele funciona com base em uma apólice, um contrato formal que estabelece coberturas, valores de indenização e regras de acionamento.
Esse modelo garante segurança jurídica ao segurado: em caso de sinistro, a indenização é paga conforme os termos contratados, sem margem para decisões arbitrárias. Além disso, o seguro auto costuma oferecer serviços adicionais que fazem diferença no dia a dia, como assistência 24h, guincho, carro reserva e até cobertura contra fenômenos naturais — enchentes, vendavais e quedas de árvores.
Segundo a CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), o segmento de automóveis arrecadou mais de R$ 44 bilhões em prêmios em 2023, representando uma das principais carteiras do setor de seguros no Brasil (fonte). Isso demonstra a robustez e a confiança que milhões de brasileiros já depositam nesse modelo.
A proteção veicular surgiu como uma alternativa ao seguro, oferecida por associações e cooperativas. A lógica é diferente: em vez de pagar um prêmio calculado individualmente, o associado contribui com uma mensalidade que compõe um fundo comum. Quando ocorre um sinistro, o valor necessário é rateado entre todos os membros.
Na prática, isso significa que os custos variam de acordo com a quantidade de ocorrências no grupo. Além disso, até recentemente, essas entidades não eram regulamentadas pela Susep, o que deixava os consumidores vulneráveis em situações de conflito ou negativa de cobertura.
É comum, por exemplo, que contratos de proteção veicular tenham cláusulas menos claras e processos de indenização mais burocráticos. O que parece ser mais barato no início pode acabar saindo caro em casos de acidentes graves.
Embora ambos tenham como objetivo proteger o veículo, as diferenças são significativas:
Em 2024, o Congresso aprovou uma lei que permite às associações de proteção veicular se cadastrarem na Susep, criando um caminho para maior transparência e segurança. Essa mudança busca coibir práticas abusivas e proteger o consumidor, mas ainda há um longo processo de adaptação.
Especialistas do setor alertam que, mesmo com a lei, é essencial que o consumidor verifique se a empresa está, de fato, registrada na Susep. Sem essa confirmação, o risco de contratar um serviço sem respaldo legal continua existindo.
Apesar das mudanças, o seguro auto tradicional continua oferecendo vantagens claras para quem busca segurança, previsibilidade e proteção completa. Além da confiança de ter uma seguradora sólida por trás, o segurado conta com:
Ou seja, não se trata apenas de pagar menos por mês, mas de avaliar a relação custo-benefício e segurança a longo prazo.
Na hora de proteger seu carro, contar com orientação especializada faz toda a diferença. A JCL Corretora atua com seguradoras renomadas e oferece consultoria personalizada para ajudar cada cliente a encontrar o seguro que realmente atende às suas necessidades.
Mais do que contratar um produto, trata-se de investir em tranquilidade, segurança financeira e confiança. Com a JCL, você tem a certeza de estar amparado em qualquer situação, sem surpresas desagradáveis.
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